BAURUENSE NADA POR VAGA NOS JOGOS PANAMERICANOS

A primeira etapa do circuito da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas FINA será neste domingo, 17/04, com largada prevista para as 10 h, na praia de Aparecida, em Santos/SP.  A 5ª Maratona Aquática de Santos/Troféu Renata Agondi de 10 km contará com a presença de grandes nomes da modalidade no cenário mundial. Em jogo, sete vagas no masculino e outras sete no feminino para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

O bauruense Luiz Gustavo Barros (Grupo Prata/ Grupo Cidade), atleta da Academia Acquamondo de Bauru foi um dos oito brasileiros selecionados pela CBDA para a disputa e sera o atleta mais jovem na prova.Em sua segunda participaçao internacional, essa sera sua estreia no Circuito da Copa do Mundo. O nadador que é Campeao Brasileiro da prova dos 10Km vem da recente conquista do Bronze no Campeonato Sulamericano no Peru em Março e agora mergulha de cabeça na disputa por um lugar no Jogos Pan-Americanos do Mexico.

"Apesar da pouca idade vamos com muita confiança  pra essa Seletiva, hoje o Luiz já é uma realidade da Maratona Aquatica no Brasil e vamos brigar com muita vontade nessa prova. Ele é um atleta que vem trilhando seu caminho de sucesso a muito tempo e com um trabalho bem sedimentado estamos chegando perto dos nossos objetivos, estamos entrando em uma zona de altissimo rendimento, brigando por vagas nos maiores eventos do esporte mundial e nossa meta sem duvida é os Jogos Olimpicos" relata o tecnico Thiago Sakamoto.

Ao todo serão 19 países participantes, com estrelas e astros do esporte como os brasileiros Ana Marcela, Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Samuel de Bona e os estrangeiros Thomas Lurz, Nadine Reichert e Ângela Maurer, da Alemanha; o búlgaro Petar Stoychev, o grego Spyridon Giamniotis; entre muitos outros.
Ana Marcela Cunha é a atual campeã da Copa do Mundo e eleita a melhor atleta da modalidade em 2010 pela Fina, e Poliana Okimoto, campeã da Copa do Mundo em 2009.
Já no masculino os destaques brasileiros são Allan do Carmo, bronze no Pan de 2007, vice campeão da Copa do Mundo 2009 e terceiro em 2010, bicampeão Sul-Americano Juvenil dos 10 km (2005 e 2007), bronze em 2008 e 2010 da Travessia Internacional de Santos; Luiz Rogério Arapiraca, recordista sul-americano dos 800m e 1500m livre em piscina olímpica; e Samuel de Bona, vencedor da Travessia dos Fortes/RJ 2011.
No evento do litoral santista ainda nadarão os alemães Thomas Lurz, campeão da Copa do Mundo 2009; Ângela Maurer, bicampeã da Copa do Mundo em 2007 e 2008, e duas vezes vice, em 2009 e 2010, e Nadine Reichert, terceira colocada na Copa do Mundo 2009 e 3ª colocada na Travessia Internacional de Santos 2009; e a tcheca Jana Pechanova, quarta colocada na Copa do Mundo 2007 .
O búlgaro Petar Stoychev, nove vezes campeão do *Grand Prix e em segundo lugar no ranking de 2011, após quatro provas, também confirmou presença na Baixada Santista. O argentino Damian Blaum, vice-campeão do Grand Prix em 2007, 2009 e 2010 também prestigiará a abertura da Copa do Mundo, assim como sua compatriota, Pilar Geijo, atual campeã, vice em 2009 e líder do Grand Prix de 2011.
 
* A FINA, órgão máximo do esporte, promove dois circuitos internacionais de maratonas aquáticas a cada ano. Um é a Copa do Mundo (em 10km) e o outro é o Grand Prix, disputado em diferentes distâncias e que este ano terá 11 etapas.

Etapas da Copa do Mundo 2011
1ª etapa = Santos/SP – 17 de abril
2ª etapa = Cancun/México – 30 de abril
3ª etapa = Setúbal/Portugal – 18 de junho
4ª etapa = Lago St. Jean, em Roberval/Canadá – 24 de julho
5ª etapa = Lago Mégantic/Canadá – 13 de outubro
6ª etapa = Shantou/China – 25 de setembro
7ª etapa = Hong Kong – 2 de outubro


Confira as fotos abaixo: