DOMÍNIO DE QUADRIL

E aí, galera!
Hoje trataremos de mais um padrão de movimento, o domínio de quadril (DQ). Importante padrão motor que trabalhará toda cadeia posterior, com foco em membros inferiores. 
Excelente, portanto, para desenvolver as musculaturas do CORE, em especial a lombar, glúteos, posteriores da coxa, panturrilha, etc. 

Um ótimo exercício de DQ é o levantamento terra (foto abaixo). O mesmo pode ser feito com a barra e com halteres. 

O Stiff também é muito utilizado, porém deve-se estar atento sempre à postura. Costas alinhadas e abdômen contraído para evitar sobrecarga desnecessária nas costas. Bom, isso na verdade deve ser feito em todos os exercícios. Mas este merece uma atenção mais especial. O Stiff pode ser feito em base bipodal (os dois pés no chão) ou em base unipodal (um pé no chão), sendo que o último requere uma dose extra de equilíbrio. 

Utilize em sua rotina de treino também este poderoso exercício de flexão de joelhos na fit ball. Deite em um colchonete, coloque as duas pernas ou somente uma sobre a fit ball. Mantenha o quadril elevado, puxe a fit ball na direção do quadril flexionando os joelhos e em seguida realizando a extensão dos mesmos. Trabalhe toda cadeia posterior com um simples, porém poderoso exercício. 

 

Esqueça aquele monte de aparelhos. 
Trabalhe pouco, porém trabalhe muito. 
Dê preferência para os exercícios multiarticulares, ou seja, que trabalharão seu corpo de maneira integrada e eficiente. 
Seja funcional!
Seja a máquina!

Até a próxima,