DOMÍNIO DE JOELHO

Vamos começar a falar sobre exercícios e após desvendá-los falaremos sobre treinos. 

O primeiro deles é um exercício de Domínio de Joelho (DJ), o AGACHAMENTO. 

O agachamento pode ser realizado de diversas formas. A mais tradicional delas é a com a barra nas costas (foto acima), o famoso back squat. Porém há diversas outras, como:
Agachamento frontal, 
Agachamento arranco, 
Agachamento unipodal, 
Agachamento lateral 
Afundos,
Entre outros

Com relação aos músculos envolvidos, este exercício multiarticular é um dos mais completos para se desenvolver as musculaturas dos membros inferiores. Sua ênfase dá-se na parte anterior da coxa, por isso denominado domínio de joelho, porém é o melhor exercício para se desenvolver os glúteos. Trabalha concomitantemente a região do tronco, chamada de CORE, afinal é necessário uma ótima força nos músculos do abdômen para suportar grandes cargas neste exercício. 


Desvendando mitos: Tenho dores no joelho e não posso agachar! MENTIRA. Está mais do que comprovado que o agachamento é um exercício funcional, estando presente em muitos momentos de sua vida diária, como sentar em uma cadeira, no sofá, na cama, no vaso sanitário, enfim.. Portanto ele deve estar presente na sua rotina de treinamento. 
As lesões ligadas a este exercício referem-se à mecânica incorreta, abuso excessivo (alta sobrecarga sem estar preparado), falta de recuperação de um estímulo para o outro e não simplesmente por ser O AGACHAMENTO. 


Se você quer ter pernas e glúteos fortes, inclua este poderoso exercício em sua rotina de treinos. 

Para as mulheres, não digo esqueça as caneleiras, mas não foque nelas. Foque no agachamento e verá a diferença no resultado em um espaço de tempo muito rápido. 

Outra coisa super importante, esqueça as máquinas, seja a máquina! Para quem é acostumado a fazer agachamento em máquinas, comece a realizá-los de maneira livre, com barras e/ou halteres. No início você não conseguirá suportar as mesmas cargas (o que pode significar uma baixa força na região do CORE), mas aos poucos notará uma rápida evolução e, consequentemente, resultados ainda mais expressivos.  


Abraços e até a próxima postagem!