Por que é tão importante ler o rótulo dos alimentos?

Mais importante do que saber a quantidade de calorias do que se está comendo é saber o que aquele alimento agrega com relação aos nutrientes. 
Pensando basicamente nos macronutrientes, ou seja, carboidratos, proteínas e gorduras, é indispensável para uma alimentação saudável fechar os olhos aos mesmos. 
A maioria das pessoas se preocupa, ao fazerem dietas, somente com a quantidade de calorias diárias a serem ingeridas. Erro! E dos mais perigosos. E sabe por quê? 
1g de Carboidrato contêm 4kcal, 1g de Proteína também possui os mesmos 4kcal, mas e 1g de gordura? Mais que o dobro, 9kcal. 
A ideia é pensar na qualidade dos alimentos. 
Como ganhar massa muscular se minha NECESSIDADE desses macronutrientes estiver errada? Erro comum é se entupir de alimentos com carboidrato, pela facilidade de encontrá-los e esquecer da proteína.
Como não emagreço se como pouco carboidrato? Mas erro nas escolhas e exagero nas gorduras (molhos de saladas, por exemplo, ou aquele docinho fora de hora que já e açúcar e está recheados de várias gramas de 9kcal de gordura!!!)
Pessoal, precisamos aprender a ler os rótulos, escolher alimentos de baixo índice glicêmico (o que é isso? - fica para outra postagem!), baixa quantidade de gordura, baixa quantidade de sódio (hein?). Dar preferência para carnes magras, leite e iogurtes desnatados. 
São mudanças simples, mas que farão total diferença na somatória das kcal do dia e fatalmente na soma dos macronutrientes.